De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a gigante Alibaba pode abrir um centro de distribuição da loja online AliExpress em breve no Brasil. A possibilidade "a médio prazo" é estudada atualmente pela empresa, de acordo com o representante da marca na América Latina, Ken Huang.
O executivo ressalta que o Brasil é um dos cinco principais mercados da empresa e que o país é valorizado por isso, mas ainda há uma série de obstáculos para ampliar essa presença. Os grandes desafios envolvem a logística: encomendas podem levar um mês para atravessar o mundo até chegar ao consumidor.
O centro de distribuição poderia aproveitar parceiros e fornecedores para garantir que os produtos mais populares fiquem mais baratos e tenham o tempo de entrega reduzido. Essa seria uma forma de concorrer inclusive com nomes já mais fortalecidos no setor, como Amazon e marcas nacionais.
E a loja física?
Huang ainda comentou sobre a iniciativa de uma loja física temporária, que foi aberta em Curitiba em parceria com o sistema de processamento de pagamentos Ebanx. Por enquanto, ele negou planos concretos para um estabelecimento fixo e afirmou que ainda não é possível saber se o projeto pop-up foi um sucesso.
Huang ainda comentou sobre a iniciativa de uma loja física temporária, que foi aberta em Curitiba em parceria com o sistema de processamento de pagamentos Ebanx. Por enquanto, ele negou planos concretos para um estabelecimento fixo e afirmou que ainda não é possível saber se o projeto pop-up foi um sucesso.
Por fim, o representante ainda acabou com os planos de brasileiros venderem produtos na plataforma — isso ainda exige etapas jurídicas, burocráticas e regulatórias que atualmente estão em fase de "avaliação" pela empresa.
A entrevista completa pode ser conferida neste link.
Fonte:
Tecmundo