Você sabe qual a função do Comissário de Voo ou Aeromoça ?
Não?! Então fique ligado, pois neste post vamos falar sobre esse profissional e explicar quais são os primeiros passos para engressar nessa carreira glamourosa e cobiçada no mundo.
O Comissário de Bordo tem uma vida dinâmica e cheia de desafios. E por isso se torna tão apaixonante! Mas se você pensa que esse profisssional está no avião apenas para nos recepcionar e nos servir, você se enganou!
O Comissário de voo é um agente de segurança, cuja responsabilidade principal é manter a segurança, a tranquilidade e o bem-estar dos passageiros, bem como de toda a tripulação. Parece simples, mas nem sempre é uma tarefa tão fácil assim, pois existem passageiros "difíceis", com personalidade e humor variados, o que muitas vezes exige desse profisional uma abordagem mais habilidosa, para conseguir resolver o problema da melhor maneira possível.
E não pára por ai, além das habilidades de comunicação, agilidade, bom senso, entre outras, o comissário precisa dominar técnicas de sobrevivência, primeiros socorros, entre outras disciplinas, para que possa saber como agir em casos extremos.
Quer se tornar um Comissário de Bordo?
Se você está pensando em seguir nesta carreira, nós vamos te contar sobre os primeiros passos.
Para exercer a profissão de comissário de bordo não é necessário ter ensino superior, mas são exigidos treinamentos e exames específicos, além doo Curso de Comissário de Voo.
Abaixo temos o passo a passo para ingressar nessa carreira.
Para obter a licença de comissário de voo (CMS), frequentar uma Unidade de Instrução Profissional homologada pela ANAC, a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MCA 58-11 ), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula.
Pré-requisitos para a licença (parágrafo 63.65 do RBHA 63)
- Ter completado 18 anos;
- Possuir Certificado de Conclusão o 2º grau (ensino médio);
- Ter concluído, com aproveitamento, curso homologado pela ANAC;
- Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC;
- Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido.
Para fins de obtenção da licença e habilitação, consulte os requisitos previstos nos parágrafos 63.69, 63.71 e 63.75 do RBHA 63.
CURSO DE COMISSÁRIO DE VOO
Depois de passar pelo ensino-aprendizagem e ser aprovado por uma das Escolas homologadas pela ANAC, o candidato deverá submeter-se às provas que compõem o exame teórico da ANAC.
EXAME TEÓRICO ANAC
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.
CONTRATADO PELA COMANHIA AÉREA
Admitido, o candidato contratado deverá receber instruções teórica e prática sobre o equipamento (avião), em uma aeronave propriamente dita (no solo) ou em um "mock-up" (simulador), específicas para o tipo de aeronave na qual o aluno irá habilitar-se, num total mínimo de 27 horas-aula.
A empresa oferecerá estágio em voo de, no mínimo, 15 horas, sendo que, destas, deverá ser destinada 1(uma) hora para realização de cheque (exame prático) aplicado por profissionais credenciados pela ANAC.
Comprovado o estágio em voo e ocorrendo a aprovação no cheque, a empresa abrirá processo administrativo pertinente solicitando, junto à ANAC, a concessão da licença e habilitação pretendidas e a respectiva expedição do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) do contratado, com os quais, o Comissário, poderá desempenhar suas atividades profissionais.
Para informações sobre os exames teóricos da ANAC, clique aqui.
Consultar resultado dos exames teóricos para comissário de voo, clique aqui.
Fonte: Este artigo foi adaptado do original, “Comissário de Voo”, da ANAC.